01 JUL 2021
TRANSCON AMPLIA O ATENDIMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO

Após retorno das atividades comerciais, aumenta a oferta de transporte coletivo em Contagem

Em meio ao cenário de estabilização dos indicadores que monitoram a pandemia, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) ampliou as viagens do transporte público municipal.

Em março, após o decreto da onda roxa, fase mais restritiva do programa Minas Consciente, a administração de Contagem adotou uma postura mais rígida para conter o avanço da Covid-19. Além da restrição das atividades comerciais, as viagens do transporte público foram reduzidas para diminuir a circulação de pessoas no município.

Após a flexibilização, em abril, a cidade voltou a funcionar com horário normal, inclusive nos fins de semana. Em diálogo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) e as empresas de transporte coletivo, a TransCon decidiu ampliar a operação de algumas linhas, para evitar a lotação dos veículos e atender as demandas da população.

A autarquia recebeu reclamações sobre a operação do transporte coletivo de passageiros e fez um estudo sobre o atendimento nos pontos comerciais. As principais reclamações estavam relacionadas às linhas 101A e 101B, que tiveram seu quadro de horários noturno prejudicado. Além disso, algumas regiões da cidade foram especialmente afetadas, já que as medidas de restrição não previam a operação de determinadas linhas, como a 401A, aos domingos e feriados.

O diretor de Transportes da Transcon, Luis Castilho, explica que a autarquia está constantemente analisando a demanda de passageiros em busca de melhorar a operação do transporte municipal. “Realizamos mudanças nos quadros de horários e em itinerários, para garantir e expandir o atendimento aos trabalhadores e consumidores do comércio”, afirma o diretor.

Principais mudanças

Em um primeiro momento, a autarquia ampliou o funcionamento de linhas que atendem polos comerciais de Contagem, em especial os shoppings, como o Itaú Power Shopping, Tambasa e o Shopping Contagem.

●     Linhas 101A, 101B, 102, 307A, 401A e 810:

Aumento do quadro de horários até às 22h, de segunda a sábado. Aos domingos e feriados, o atendimento será até às 20h.

●     Linha 103R:

Foi criado um atendimento especial ao Itaú Power Shopping, na Avenida Babita Camargos. Em dias úteis, o horário de funcionamento será entre 20 e 22h, aos sábados das 19 às 22h. Aos domingos e feriados, a linha rodará das 12 às 20h.

Confira as principais modificações:

As alterações nas linhas entram em vigor a partir da próxima sexta-feira, 2 de junho.

Dúvidas, reclamações ou sugestões podem ser encaminhadas pelos telefones 118, opção 2, ou no 3329-3390.

Autor: Paola Siman
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024