20 JUL 2021
OBRAS PÚBLICAS
PREFEITURA DE CONTAGEM FINALIZA OBRAS NA RODOVIA LMG-808

Rodovia recebeu intervenções para melhorar a circulação e a segurança de pedestres e motoristas

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) executou novas obras no quilômetro 1,2 da LMG-808, no sentido Nova Contagem. Palco de diversos acidentes nos últimos anos, a rodovia recebeu uma série de intervenções para garantir que os pedestres atravessem com mais segurança e que os veículos trafeguem em velocidade compatível com a via. O local integra o corredor norte-sul, parte do Sistema Integrado de Mobilidade da cidade (SIM).

A via recebeu nova sinalização horizontal e uma travessia elevada de pedestres. No sentido Cidade Industrial, a pista ganhou um quebra-molas, que facilita a diminuição da velocidade dos veículos nos locais de travessia de pedestres. Além dos redutores, a autarquia também instalou radares para monitorar a circulação da rodovia.

As intervenções já foram aprovadas pelos moradores e comerciantes que circulam pelo local. Para Leonardo Nascimento, morador de Contagem, a nova travessia elevada e o quebra-molas vão permitir que os pedestres atravessem com segurança. “Agora é obrigatório reduzir a velocidade e os veículos vão ter que parar o carro para o pedestre atravessar”, explica. A comerciante Patrícia Leal também gostou das mudanças e ressalta que a situação no local era muito complicada e colocava pedestres e motoristas em risco. “Os motoristas passam em alta velocidade e não respeitam. Então, a passagem de pedestre foi excelente”, diz.

Menos acidentes

O principal objetivo das intervenções na LMG-808 foi diminuir o grande número de acidentes na rodovia. No ano de 2019, foram 121 ocorrências e, em 2020, esse número aumentou para 153, com cerca de 45 vítimas.

Entre as principais razões para o alto número de eventos, é possível destacar a falta de atenção dos motoristas, que muitas vezes ultrapassam a velocidade permitida ou não mantêm a distância de segurança dos demais veículos. Após as intervenções da TransCon, os condutores precisam reduzir a velocidade para passar pelo local, melhorando a operação da via e aumentando a segurança de motoristas e pedestres.

Entrega das intervenções na LMG-808

Local: quilômetro 1,2 da LMG-808, no sentido Nova Contagem