20 SET 2021
TRANSCON PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Ações educativas, live e um concurso de ilustrações para a rede municipal estão entre as atividades previstas para a semana

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) iniciou, nesta segunda-feira (20/09), uma série de ações para comemorar a Semana Nacional de Trânsito 2021, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. A programação inclui blitz educativas em todas as regiões da cidade, live sobre “Mobilidade Urbana Sustentável”, atividades voltadas para os servidores da autarquia e o concurso cultural com o tema “Respeito e responsabilidade no trânsito: compartilhe essa ideia”.

O objetivo da Semana de Trânsito é conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de cada um no trânsito e estimular a gentileza com o próximo. A ideia é que pedestres, ciclistas e condutores passem a se ver como atores, capazes de melhorar a convivência entre as pessoas e os veículos nas ruas e construir mais segurança viária nas cidades.

Foto: Caio Cesar

Para iniciar as comemorações, a TransCon realizou, na manhã de segunda-feira, uma blitz educativa na região do Ressaca. A agente de trânsito Sheila Maciel da Silva ressaltou a importância de reforçar, nestas datas, as atitudes que propiciam a segurança no trânsito. “Precisamos trabalhar junto às escolas para a formação do futuro condutor”, disse.

O motorista Eric Alves, de 25 anos, admitiu que, por uma questão de imprudência, já provocou um acidente entre ele e outro motociclista. “É bom alertar os motoristas sobre mexer no aparelho telefônico enquanto está ao volante. Trânsito é uma arma também e pode ser fatal” comentou.

Foto: Caio Cesar

Dia Mundial sem Carro

Durante a Semana Nacional de Trânsito, há uma data que ganha uma comemoração especial: o Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro. A data surgiu para conscientizar as pessoas sobre a emissão de poluentes por causa da quantidade excessiva de carros nas ruas. O dia se tornou um incentivo para ações de mobilidade sustentável nos centros urbanos, em todo o mundo.

Este ano, a TransCon incentivou seus servidores a deixarem os automóveis na garagem e irem trabalhar a pé, de bicicleta e até mesmo de carona solidária. Aqueles que toparem o desafio, ganharão premiações simbólicas e poderão participar de um vídeo de divulgação do Dia Mundial Sem Carro.

Ainda no dia 22, a instituição promove uma live com o tema “Mobilidade Urbana Sustentável”, um grande desafio das grandes cidades. A transmissão irá acontecer nas páginas do Youtube e Facebook da TransCon, às 19h, e contará com a presença de Matheus Henrique de Sousa Oliveira e Leonardo Werneck, com a mediação da chefe da Assessoria da TransCon, Luiza Mendanha.

Matheus Henrique é professor do Programa de Engenharia de Transportes COPPE/UFRJ e atua em pesquisas relacionadas à indústria 4.0 no setor de transportes e aos sistemas de transporte inteligente. Leonardo Werneck é arquiteto e urbanista e diretor da I Care Brasil, um grupo especializado em estratégia e inovação do meio ambiente.

Concurso de ilustrações

Durante a Semana Nacional de Trânsito, a TransCon lança seu primeiro concurso de ilustrações, voltado para os estudantes da rede de ensino público e privado de Contagem, com o tema “Respeito e responsabilidade no trânsito: compartilhe essa ideia”.  A competição será dividida em três categorias: Ensino Fundamental I e II, além da categoria Ensino Médio/EJA.

Serão avaliados os desenhos (categoria 1), história em quadrinhos (categoria 2) e vídeos (categoria 3) com assuntos relacionados ao trânsito, a partir da visão de cada participante. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo site da TransCon, no período de 02/11/2021 a 12/11/2021.

Semana Nacional de Trânsito

Data: 18 a 25 de julho

Regional Ressaca – blitz educativa

20/09 – 09h às 11h – Av. João Gomes Cardos, 346 (Próximo à Praça do Divino)