05 MAI 2021
TRANSCON PARTICIPA DA CAMPANHA MAIO AMARELO, COM AÇÕES VOLTADAS PARA A POPULAÇÃO E PARA OS FUNCIONÁRIOS

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) participa do Maio Amarelo 2021, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Com o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, o objetivo da campanha é mobilizar os diversos setores da sociedade em um debate sobre a segurança viária, propagar informações e engajar as pessoas em ações concretas em prol da diminuição das ocorrências.

Durante todo o mês, a TransCon realizará ações mobilizatórias e educativas voltadas para a população de Contagem, além de intervenções internas focadas na conscientização dos funcionários da autarquia. As atividades acontecem nas redes sociais da TransCon e também em diversos pontos da cidade. Estão previstos a exibição online de vídeos, um webinar sobre a segurança no trânsito e a instalação de faixas educativas em todas as regionais. Os servidores da autarquia receberão bottons com frases que estimulam o respeito e a responsabilidade no trânsito e uma cartilha informativa sobre o movimento.

O QUE É MAIO AMARELO?

A iniciativa, criada em 2014, é um movimento que propõe uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para conscientização da população sobre a segurança no trânsito.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, os acidentes de trânsito foram a principal causa de morte para jovens de 15 a 29 anos, totalizando 1,3 milhão de mortes no mundo.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, o mês de maio foi escolhido para que o mundo todo possa fazer o balanço de suas ações para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito.

A cor amarela foi escolhida para representar o movimento, já que no trânsito representa um sinal de atenção e serve de alerta para algo importante.

Autor: Paola Siman
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024