09 JUN 2021
COMO A GENTILEZA PODE TORNAR O TRANSPORTE PÚBLICO MAIS AGRADÁVEL E SEGURO

“Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido”, dizia José Datrino, mais conhecido como “Profeta Gentileza”.

Todos os dias, mais de 60 mil pessoas utilizam o transporte público em Contagem. O consenso é que todos querem uma viagem tranquila e agradável. É compreensível que, depois de um longo dia de trabalho, o que o passageiro quer é chegar em casa o mais rápido possível.

Todo mundo já ouviu uma história de discussão no ônibus. Como é um espaço compartilhado e de convívio coletivo, é comum acontecerem conflitos. Durante os deslocamentos, existem várias situações que podem elevar o estresse, como ônibus lotados, calor, frio, chuva, demora, atrasos, congestionamentos, etc.

Durante a pandemia da Covid-19, os ânimos tendem a ficar ainda mais exaltados, diante da possibilidade de se contaminar. Alguns passageiros podem se sentir incomodados se as janelas estão todas fechadas, se alguém não usa a máscara corretamente ou até mesmo tira a máscara para consumir alimentos dentro do ônibus.

Mas se cada um fizer sua parte, com atitudes simples — muitas vezes vistas como insignificantes — é possível transformar os coletivos em lugares mais agradáveis ao convívio e mais seguros para a saúde de todos. A educação e a gentileza devem ser hábitos diários e são essenciais para quem vive em sociedade. E fazem toda a diferença nos momentos de encontro no transporte público.

Confira algumas pequenas atitudes que fazem a diferença

• Ceder o lugar para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida

Apesar de ser um direito garantido pela Lei Federal nº 10.048/2000, ainda há quem não respeite os assentos preferenciais do transporte coletivo. A lei assegura que idosos, gestantes, lactantes, deficientes — visual, auditivo, físico ou mental —, pessoas com crianças de colo e obesos têm preferência para usar os assentos. A questão vai além apenas do conforto, já que, muitas vezes, a pessoa não tem condições de ficar em pé no veículo de maneira segura.

Se não há ninguém que se encaixe no perfil, o uso dos assentos preferenciais é livre, mas o certo é ceder o lugar caso alguém nessas condições entre no veículo.

• Use fones de ouvido

A música pode ser uma ótima distração durante os deslocamentos. Mas nem todos gostam do mesmo gênero musical ou estão dispostos a ouvir som alto naquele momento. Com o uso de fones de ouvido, cada um pode ouvir o que gosta sem atrapalhar o próximo.

Em cidades como São Paulo e Juiz de Fora já existem leis que proíbem o uso de dispositivos sonoros sem fones de ouvido, sob pena de multa.

• Tire a mochila das costas

Fique atento ao uso de mochilas nas costas e aos grandes volumes que possam atrapalhar a circulação nos corredores do veículo. O ideal é colocar a mochila na frente do corpo ou no chão, entre as pernas.

Se outro passageiro está carregando uma mochila, por que não se oferecer para segurá-la se estiver sentado? Isso pode evitar que ela atrapalhe a passagem de outras pessoas, além de ajudar quem está de pé carregando peso.

• Deixe as entradas e saídas do veículo livres

Assim como grandes volumes atrapalham a circulação, passageiros na frente das portas podem prejudicar a passagem. A demora para embarque e desembarque pode atrasar a viagem de todos.

• Seja educado com o próximo

Um simples “bom dia” ou “obrigado” pode mudar o dia de alguém. Lembre-se que os motoristas e auxiliares estão ali trabalhando e merecem ser respeitados.

Sempre que precisar se deslocar dentro do veículo peça licença, agradeça se alguém lhe ceder o lugar e peça desculpas se esbarrou em alguém.

• Mantenha o ambiente limpo

É muito desagradável estar em um ambiente sujo. Os usuários podem ajudar a manter sua limpeza com ações simples: não jogue lixo no chão, não cole chicletes debaixo dos assentos e não rabisque o transporte público. É importante lembrar que os terminais, estações, pontos de parada, vias principais e acessos também fazem parte do sistema, não apenas os veículos.

• Respeite as diferenças físicas, religiosas e sexuais do próximo

O Brasil é um país muito diverso e sua população é um reflexo disso. Consequentemente, as pessoas terão as mais diversas características. É importante respeitar todos os tipos de corpos, religiões, orientação sexual e posições políticas. O transporte público não é lugar para discriminação.

O que significa a gentileza em tempos de pandemia?

Em um contexto de pandemia, algumas atitudes deixam de ser apenas um ato de gentileza e se transformam em cuidados extremamente necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus. Como cidadãos, todos têm a obrigação de respeitar as medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos competentes.

Fique atento aos cuidados:

• use a máscara corretamente, sempre cobrindo o nariz e a boca;
  • mantenha as janelas abertas, sempre que possível, para garantir a ventilação do veículo;
  • não consuma alimentos ou bebidas dentro do veículo;
Autor: Paola Siman
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024