07 JUL 2021
TRANSCON LANÇA FÓRUNS SETORIAIS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Autarquia da Prefeitura de Contagem apresenta programa de participação voltado para as categorias do trânsito e do transporte

Na última quinta-feira (08/07), a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) lançou os fóruns setoriais de participação popular. O evento aconteceu em uma live no Youtube e reuniu representantes e trabalhadores de seis categorias: transporte escolar, taxistas, projeto Sem Limite, rodoviários, carga e logística e mobilidade ativa.

De caráter consultivo, os fóruns serão um ambiente de debate sobre as questões específicas dos setores ligados ao trânsito e ao transporte da cidade. Além dessas instâncias, o programa de Partipação Popular da TransCon prevê ainda outros espaços de participação da população, por meio das comissões regionais de mobilidade urbana. O objetivo da autarquia é ampliar as possibilidades de diálogo com os setores e com a comunidade, ouvindo as demandas e planejando as ações de forma mais assertiva.

Durante o lançamento, o presidente da TransCon, Renato Guimarães Ribeiro, falou sobre a importância da escuta no processo de construção de políticas públicas. “Só vamos executar o desejo de cada cidadão se pudermos compartilhar e ouvir vocês a cada minuto. A comunicação será parte de um processo para construir uma cidade melhor”, disse.

Renato conversou com os presentes sobre algumas especificidades de Contagem referentes ao trânsito e ao transporte, como a grande circulação de veículos de carga no município. “Contagem é a segunda cidade que mais circula carga no Brasil. Se nós não discutirmos como essa carga circula não vamos conseguir conviver harmonicamente com ela”, completou o presidente.

“Temos clareza que Contagem é uma cidade com muitas diferenças e todas elas serão mantidas, combinando inovação e respeito às culturas locais”, disse Ribeiro ao comentar possíveis soluções para os demais setores, e afirmou que tudo será pensado em conjunto com a população, de acordo as especificidades de cada região.

Chiquinho Maciel elogiou a organização das categorias municipais e revelou ser encorajador encontrar lideranças como as de Contagem. Ele ressaltou que o projeto “é um grande desafio, mas que a qualidade dos interlocutores é muito significativa e o compromisso deles com o setor é muito forte.”

Maciel disse estar  animado com o fórum de mobilidade ativa, que será responsável pela construção do Plano Diretor de Mobilidade Ativa na cidade. “A lei determina que a prioridade no sistema viário é o pedestre. Então, temos que transformar Contagem em uma cidade mais amável, acessível e acolhedora para o pedestre. Nem todo pedestre é motorista, mas todo motorista em algum momento é pedestre”, completou o assessor.

Jonas Ribeiro, liderança que acompanhava a live pelo Youtube, comentou que Contagem “tem tudo para ser uma cidade viva, com pedestres e motoristas informados, que participam ativamente de um projeto de cidade modelo”.

Fóruns

Os fóruns setoriais terão reuniões ordinárias mensais. Nos encontros, as categorias debaterão as pautas relacionadas a suas áreas de atuação. A intenção é que, a partir desses debates, surjam propostas e recomendações que auxiliem a tomada de decisões da administração da TransCon.

Os interessados em participar dos fóruns deverão procurar as administrações regionais para se cadastrar. “Os fóruns setoriais são espaços de participação universal, ampla e irrestrita de todos os atores diretamente envolvidos com o tema. Qualquer pessoa que quiser discutir sobre mobilidade urbana terá espaço para dar sua opinião”, explica Chiquinho Maciel.

Autor: Paola Siman
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024