19 JUL 2021
TRANSCON REALIZA CAMPANHA CONTRA O USO DO CEROL E DA LINHA CHILENA

Agentes irão instalar antenas corta-pipa gratuitamente em motocicletas e bicicletas, em todas as regionais da cidade

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) inicia, nesta segunda-feira (19/07), a campanha “Motorista Antenado”, com o objetivo de diminuir os acidentes ocasionados pelo uso de linhas com cerol e linhas chilenas para empinar pipas. A primeira ação da campanha aconteceu na avenida João Gomes Cardoso, na regional Ressaca, das 9 às 11h. No local, os agentes da TransCon distribuíram antenas corta-pipas para motociclistas e ciclistas e fizeram também a instalação das mesmas nos veículos.

O trabalho continua até o dia 30 de julho, em vários pontos das oito regionais de Contagem, com o fornecimento gratuito de 750 antenas no total. Também serão realizadas ações educativas para orientar os condutores sobre a segurança no trânsito.

A gerente de Educação para o Trânsito da TransCon, Fernanda Fajardo, explica que, por depender de uma adesão da sociedade, não é possível contar que apenas ações de conscientização são suficientes para erradicar o uso de cerol. “Por isso é tão importante garantir que os motociclistas estejam seguros contra as linhas cortantes”, completa a gerente.

A antena tem o objetivo de impedir que as linhas chilenas e o cerol atinjam o pescoço, tórax e braços dos motociclistas, ciclistas e passageiros, já que as motos e bicicletas não têm proteção frontal como os carros.

O motociclista Bruno Lopes participou da ação e garantiu sua antena corta-pipa. “Tenho muito medo! Às vezes ando colocando a mão no pescoço porque alguns amigos já sofreram acidentes e ficaram com sequelas graves”, disse. Segundo ele, a ação foi o que faltava para tomar a iniciativa de instalar a antena em sua motocicleta.

Acidentes com cerol e linha chilena

Segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Contagem possui uma frota de 48.285 motocicletas em circulação na cidade. Os condutores desses veículos serão o foco principal da campanha da TransCon, mas outro alvo importante das ações serão os ciclistas, já que o número de pessoas que têm optado pelos deslocamentos de bicicleta, principalmente na pandemia, é crescente. Esses condutores são vítimas potenciais de acidentes com as linhas cortantes e podem sofrer lesões irreversíveis ou até perder a vida.

Segundo dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) — administradora do Hospital João XXIII —, desde 2019, 74 pessoas já receberam atendimento na unidade após acidentes com cerol e linha chilena.

Campanha “Motociclista Antenado”

Data: 19 a 30 de julho

Local: 19/07 – Ressaca – Avenida João Gomes Cardoso, 346 (sentido BR 040)

20/07 – Vargem das Flores – Avenida Retiro dos Imigrantes c/ Avenida dos Retirantes