11 NOV 2022
Prefeitura de Contagem realiza parceria com a Comissão de Direito dos Transportes da OAB

Reunião tratou de assuntos relacionados ao transporte público

A Diretoria de Transportes da TransCon participou, na tarde desta segunda-feira (7), de uma reunião em conjunto com a Comissão de Direito dos Transportes da OAB Contagem. A conversa teve como objetivo alinhar a parceria para ampliação da divulgação dos serviços de transporte sob a gestão da Transcon e outros temas de demanda da sociedade.

O encontro contou com a presença do Diretor de Transportes Rafael Amaral, da Gerente de Estudos e Planejamento de Transportes Thais Ohana, da Gerente de Operações de Transportes Graziela Vasconcelos, e do agente de trânsito Luiz Macedo.

Os representantes da autarquia aproveitaram a oportunidade para apresentar os próximos passos da mobilidade urbana em Contagem e de como as pessoas com mobilidade reduzida serão beneficiadas. Outras questões levantadas durante a reunião foram sobre os serviços de fiscalização dos transportes escolares, dando ênfase para a importância dos ônibus e vans regularizados.

O vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis, comentou sobre o diálogo. “É muito importante esse movimento das instituições. Há uma necessidade de passarmos a informação para a população, de cuidarmos melhor do cidadão, seja através da garantia dos direitos, da aplicação da fiscalização das políticas públicas, e até da criação de novas políticas públicas. Essa parceria fortalece essa corrente para que a gente alcance esses objetivos”.

Dentro do que foi apresentado, estão os novos abrigos de ônibus, com espaço destinado para o maior conforto dos cadeirantes. Outro ponto destacado foi a respeito dos ônibus. Atualmente, todas as linhas são adaptadas para atender as pessoas com deficiência. Além disso, através do Sistema Integrado de Mobilidade, possuirão embarque e desembarque em nível.O aplicativo SigaBus também foi mencionado, com destaque para suas funções para deficientes visuais.

O Sem Limite, que em 2022 completou 15 anos de existência, foi lembrado durante a conversa. O serviço é responsável por realizar o transporte gratuito de pessoas com com alto grau de comprometimento da mobilidade do município para escolas e tratamentos médicos, garantindo o direito de ir e vir.

Rogério Lisboa, presidente da OAB Contagem, exaltou a reunião realizada. “É algo muito importante para a sociedade. Viemos discutir a pauta dos direitos dos transportes, da pessoa com deficiência, da pessoa idosa, da criança e do adolescente, e tudo aquilo que nós da OAB podemos contribuir para que a Transcon também possa trazer suas demandas para fazermos um trabalho em conjunto para que tudo dê certo”.