26 OUT 2022
TransCon marca presença nas eleições em Contagem

No dia 2 de outubro, o Brasil se mobilizou para as eleições presidenciais. Por todo o país, mais de 123 milhões de pessoas compareceram às urnas para votar e decidir os seus representantes para os próximos 4 anos. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no estado de Minas Gerais, cerca de 12,6 milhões de eleitores saíram para exercer o direito de eleger os deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente.

Para incentivar a participação da população no exercício da democracia, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), informa que no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições, irá aderir à recomendação do Superior Tribunal Federal (STF) e disponibilizar transporte público gratuito, assim como ocorreu no primeiro turno.

O decreto 716, de 24 de outubro de 2022, que regulamenta a suspensão da cobrança da tarifa de ônibus, foi publicado no Diário Oficial de Contagem - DOC de segunda-feira (24/10) e prevê a adoção do quadro de horário de dias úteis.

A Prefeita Marília Campos divulgou em suas redes sociais sobre a decisão de disponibilizar os ônibus municipais gerenciados pela Transcon e comentou que a decisão foi acatada “por compreender a importância do exercício da cidadania nesse dia tão importante para o futuro de nosso país”.

Ações realizadas no primeiro turno

Em Contagem, para que todo o processo democrático pudesse acontecer de forma segura e sem grandes empecilhos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) esteve presente na ação conjunta com a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nos últimos meses, o trabalho foi alinhado em uma série de reuniões. Durante as discussões, foram apresentados os pontos de atenção para a realização do planejamento operacional e o que cada instituição iria seguir para garantir o sucesso das eleições no município.

Dentro da autarquia, uma reunião foi realizada com todas as áreas técnicas para definir o trabalho que seria realizado no fim de semana das eleições. A diretoria de transportes trabalhou na realocação de pontos de ônibus e no aviso aos passageiros através do app SigaBus.

O setor de planejamento de trânsito foi responsável pela programação semafórica e a confecção das faixas que foram utilizadas para orientação dos motoristas sobre os desvios e fechamentos de vias. O setor da operação de trânsito executou o plano operacional, além das sinalizações e das restrições de estacionamento em pontos importantes das vias.

Os agentes da Transcon foram fundamentais na garantia do ir e vir dos cidadãos e do trabalho do TRE. Para garantir que as urnas chegassem aos locais de votação, houve escolta dos ônibus que foram utilizados para transportá-las. Outra ação executada foi o planejamento de trânsito nos locais em que os veículos passariam.

Nas principais vias do caminho, o tráfego de veículos foi temporariamente interrompido, e próximo ao Fórum, houve o fechamento da avenida Maria da Glória Rocha, garantindo assim a segurança das urnas e dos ônibus, que chegaram ao local divididos em três comboios de dez veículos.

A Diretora de Operações de Trânsito, Mariele Marília, comentou sobre a importância do acompanhamento da Transcon nos processos realizados. “Começamos a implantação do planejamento no sábado, com a escolta dos ônibus do DER até o fórum, foram três comboios. É uma operação muito importante, porque os comboios não podem se desfazer. Então fechamos todos os corredores por onde eles passariam até o destino final deles”.

Outro ponto importante durante os dias de trabalho em conjunto das eleições, foram os dois carros administrativos e dois rádios cedidos pela Transcon para a equipe de transporte das urnas. Além disso, o reboque de veículos pesados ficou disponível durante todo o fim de semana para atender possíveis necessidades.

No domingo da eleição, os trabalhos se iniciaram às 5h, com os deslocamentos dos ônibus aos locais de votação. Ao longo do dia, houve o monitoramento dos principais pontos de votação até às 17h, com o objetivo de possibilitar o melhor acesso dos eleitores e dos ônibus que fariam o recolhimento das urnas.

Mariele chamou a atenção para o trabalho dos agentes realizado no dia da votação. “Nosso objetivo maior foi garantir fluidez, segurança, permitir o acesso aos locais de votação, e a realização dos trabalhos de apuração dos votos no TRE, reservando espaço para estacionamento e uma área de segurança, algo que atendeu às expectativas e iremos repetir no segundo turno”.

Durante todo o fim de semana, foram colocadas faixas indicativas e placas de desvios para orientar todos os condutores que passavam pelos pontos chaves de Contagem. Após o fim do horário de votação, o trabalho seguiu nas regiões, com foco de garantir que a retirada das urnas eletrônicas e o deslocamento para o local de apuração fosse feito com agilidade e segurança até o fim do processo.

Para o fim de semana do segundo turno, o planejamento de trânsito e a ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, DER, DNIT, Prefeitura Municipal de Contagem e o TRE seguirá conforme realizado nos dias 1 e 2 de outubro para garantir que tudo ocorra sem grandes empecilhos.

Autor: Douglas Araújo