27 AGO 2022
TransCon marca presença ação conjunta de treinamento contra inundações

A equipe de operações de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) participou, na manhã deste sábado (27), da simulação de protocolo de enchente da Avenida Tereza Cristina, em conjunto com a Defesa Civil de Contagem e Belo Horizonte, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar. A ação tem como objetivo preparar as equipes com medidas de prevenção para a época de chuvas, que ocorrem entre os meses de novembro a março, com períodos mais críticos nos meses de dezembro e janeiro.

A atividade, que teve como foco a região onde as bacias do Ferrugem e do Arrudas se encontram durante o período chuvoso, foi realizada nas avenidas Marechal Castelo Branco e Tereza Cristina, com os agentes realizando fechamento das vias e orientando os motoristas que passavam pela região. Juntamente com as atividades de simulação, foi realizada uma conferência virtual com representantes dos setores envolvidos para tratar do tema.

O agente de trânsito da TransCon, Luiz Macedo, destacou a importância da ação conjunta e dos resultados que os treinamentos têm conquistado. “Trabalhamos juntos com a intenção de salvar vidas, e temos conseguido fazer isto nos últimos anos, e não temos registrado eventos com óbitos em função dessa preparação”. O treinamento realizado na região atualmente é referência no estado de Minas Gerais e no Brasil.

Outro ponto destacado por Luiz sobre a ação dos agentes são os impactos econômicos e o trabalho de prevenção com moradores de rua. “Existe toda uma preventiva de alertar os comerciantes e a todos os demais no entorno, assim como a desocupação de moradores de rua que moram debaixo dos viadutos, em especial dos viadutos do anel rodoviário. Há todo um trabalho nesse sentido”.

Em Belo Horizonte e Contagem, são mais de 40 pontos de monitoramento da região do Ribeirão Arrudas. Nos períodos de chuva, os agentes de trânsito atuam nos pontos prioritários, que geram o maior fluxo de veículos para a avenida Tereza Cristina e realizam os trabalhos de orientação aos motoristas e moradores que transitam pela área, com o objetivo de garantir segurança e preservar vidas.

Autor: Douglas Araújo