05 AGO 2022
Transcon realiza operação de trânsito para 16º Parada LGBT+
Fotos: Gabriel Silva

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - SMDHC e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes - TransCon, realiza operação de trânsito especial, para a 16º edição da Parada do Orgulho LGBT+, com o tema “Resistir e Existir, um ato de amor à vida”.

O evento será promovido pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual - Cellos/Contagem e acontece neste domingo (07/8), na praça da Glória e, para organizar a circulação no local, a TransCon vai realizar intervenções no trânsito e no transporte da cidade.

A concentração inicial está marcada para 12h, na praça da Glória, e as intervenções durante o desfile  acontecerão a partir das 16h, na avenida João César de Oliveira e em seus acessos no sentido Regional Sede.

O percurso previsto para às 16h, vai até a região do bairro Cinco, seguindo da praça da Glória pelas avenidas Olímpio Garcia, João César de Oliveira, chegando à rua José Pedro de Araújo, ponto final do encontro.

Os agentes de trânsito irão operar o tráfego na região e realizarão bloqueios de vias, totais e parciais, com interdições pontuais em todo o percurso e nos acessos à rua José Pedro de Araújo, no bairro Cinco, até às 20h, horário previsto de dispersão do público.

Os desvios serão sinalizados com faixas de tecido para indicar outros acessos, rotas alternativas e os condutores serão orientados pelos agentes de trânsito para a segurança dos participantes.

A TransCon informa que estará monitorando os trechos para verificar a sinalização viária referente à execução das intervenções previstas para a realização do evento.

As equipes de apoio, da Polícia Militar (PMMG), da Guarda Municipal de Contagem, do Centro Integrado de Comando e Controle Municipal de Contagem - CICC-M/Contagem, irão cuidar da segurança do evento.

A Autarquia orienta os usuários e pedestres a redobrarem a atenção e respeitarem a sinalização implantada e as informações que serão repassadas pelos agentes de trânsito durante a realização do evento para preservar a segurança de todos.

Confira o percurso do evento e evite o trânsito no local.

Serviços

Em caso de dúvidas sobre acompanhamento do evento, fiscalização e sinalização dos trechos, entrar em contato com a TransCon por meio do atendimento: 118 ou (031) 3329-3390.

Transporte Coletivo - Operação das linhas municipais

A TransCon informa que as equipes de operações manterão o monitoramento das linhas municipais, remota e presencialmente, prestando informações aos usuários conforme a necessidade.

Durante o desfile, os pontos de embarque e desembarque que estiverem no trecho, serão alternados e estarão sinalizados para que os usuários possam se deslocar para o ponto mais próximo. As alterações, em tempo real, poderão ser consultadas no aplicativo Sigabus.

A TransCon recomenda à população que irá utilizar o transporte coletivo, nas regiões próximas ao evento, que fiquem atentos aos horários e se programem para sair mais cedo para os seus compromissos.

Para acompanhamento das viagens, o aplicativo Sigabus está disponível e pode ser baixado no Play Store ou App Store para orientação dos horários das linhas de ônibus.

Veja algumas dicas e orientações importantes para a segurança viária dos condutores e participantes

Nas vias e desvios

• Observe as sinalizações e respeite as leis de trânsito.

• Se necessitar pedir informações, proceder de forma a não comprometer a fluidez no trânsito.

• Reduza a velocidade dos veículos para maior segurança.

• Utilize rotas alternativas.

• Evite buzinar de modo inadequado. É uma infração de trânsito e pode gerar multa para o condutor no valor de R$88,38 e a soma de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

• Se beber não dirija. A combinação de álcool e outras substâncias com a direção é crime.

No Transporte Coletivo

• Fique atento aos horários das viagens e itinerários do transporte coletivo. Baixe já o aplicativo do Sigabus no Play ou App Store, é mais qualidade, conforto e segurança para o usuário.

No percurso do Trio Elétrico

• Respeite o limite das cordas que cercam o trio durante o desfile.

• Na caminhada, ande somente pelo sentido da via que estiver liberado para o evento (sentido Cinco).

• Faça o descarte correto de lixo.

• Utilize os banheiros químicos que estarão disponíveis ao longo do trajeto.

• O acesso às estações de transferência do SIM estarão proibidos.

Acompanhe as intervenções de mobilidade no trânsito nas redes sociais, nos portais da TransCon e da Prefeitura Municipal de Contagem.