01 JUN 2022
PARCERIAS
RUAS RECAPEADAS
SECRETARIAS
Transcon faz operação para organizar trânsito durante obras do Programa Asfalto Novo

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras - Semobs e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes - Transcon, realiza intervenções no trânsito para as obras de revitalização do Programa Asfalto Novo, que  vai restaurar 53 ruas e avenidas da cidade.

São cerca de seis centímetros de altura de asfalto novo em 52 km de vias, ainda com obras de drenagem, fresagem, sinalização completa e intervenções para acessibilidade que vão proporcionar uma real transformação na mobilidade da cidade.  A previsão é que cada via leve entre sete e dez dias para ser concluída, a depender da extensão da rua, das condições climáticas, entre outros fatores.

Os trabalhos começaram em quatro frentes: avenida Trajano de Araújo, no Cinco, região Eldorado; na rua Laudelina Castorina, no bairro Tijuca, que é limítrofe com BH e na rua Joaíma, no bairro Nacional, região Nacional;  na  avenida Adutora William Douglas,  região Sede; e na avenida Colúmbia, no Riacho das Pedras, região Riacho*.

As próximas ruas previstas a receberem o asfalto novo serão a rua Wilson Tavares Ribeiro, no Nacional, e rua Centauro, no Riacho.

Os trabalhos de revitalização da avenida Laudelina Castorino foram concluídos, na tarde de ontem (31/5). A revisão das ações de revitalização serão feitas para a realização das obras complementares para implantação das sinalizações horizontais e verticais no local.

Com o fim das intervenções nesta via, foram iniciados os serviços de revitalização na rua Joaíma, no bairro Nacional, na noite passada.

Conforme o cronograma de atividades definidas pela Semobs, a operação de trânsito  nas vias municipais durante as obras ocorrerá por padrão no sistema de Meia Pista (Siga-Pare) e, em alguns trechos, poderá ser feito no sistema de fechamento total com desvio, em conformidade com o planejamento das obras.

A Transcon orienta os usuários e pedestres a redobrar a atenção e respeitarem a sinalização implantada e os agentes de trânsito durante a realização das obras para preservar a segurança de todos.

A autarquia informa que estará monitorando os trechos em obras de recapeamento para verificar a sinalização viária referente a execução das intervenções  previstas no Programa Asfalto Novo.

Recomenda aos moradores que utilizam o transporte coletivo das regiões em obras para ficarem atentos aos horários e se programarem para saírem mais cedo para os seus compromissos.

Para acompanhamento das viagens, o aplicativo SIGABUS está disponível e pode ser baixado no Play Store ou App Store para orientação dos horários das linhas de ônibus.

Sugestões e dúvidas sobre as obras entrar em contato com a Semobs pelo telefone: (31) 3911-9374

Sobre a fiscalização e sinalização dos trechos em obras entrar em contato com a Transcon por meio do atendimento: (31) 2116-4935 ou  (31) 98525-4445.

Confira o Sistema de Operação no Trânsito e o cronograma das ruas e avenidas que passarão por intervenções em Contagem:

Avenida adutora William Douglas

Trecho: Entre ruas Perimetral 2 e Araucária

Período: Entre os dias 23/5 à 12/6

Avenida Colúmbia

Trecho: Entre alça de retorno Trevo Carretão Gaúcho e rua Padre Maria José de Man

Período: Entre os dias 25/5 à 10/6

Avenida Trajano de Araújo Viana

Trecho: entre ruas Rio Comprido e avenida João César de Oliveira

Período: Entre os dias 25/5 à 26/6

Rua Joaima

Trecho: Entre ruas Águas Formosas e do Verbo Divino

Operação no trânsito: Fechamento da pista por trecho e os desvios serão realizados pelas ruas laterais

Turno de Atividade: Noturno - das 21h às 6h

Período: Entre os dias 31/5 à 05/6

Rua Wilson Tavares

Trecho: Entre BR-040 e rua Chopin

Operação no trânsito: Sistema Meia Pista  (Siga-Pare)

Turno de Atividade: Diurno das 8h às 17h

Período: 3/6

Turno de Atividade: Noturno das 21h às 6h

Período: Entre os dias 6/6 à 1/7

*Cronograma sujeito a alterações de acordo com a Semobs.