12 ABR 2022
TransCon visa execução do novo sistema de mobilidade
Ampliar diálogo com as regionais também é uma das prioridades da nova gestão

Viabilizar o Sistema Integrado de Mobilidade e dar maior atenção às demandas das regionais. Esses são os dois grandes objetivos do novo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), Marco Antônio Silveira, que assumiu o posto no mês de março e visa a melhoria da mobilidade do trânsito municipal. Com os pés no chão, o novo gestor, declarou que “para alçar novos voos, precisamos primeiro garantir o básico”.

Formado em engenharia civil com ênfase em transporte pela UFMG, Marco Antônio possui também cursos de especialização em engenharia de tráfego. Com quase quarenta anos na prática profissional, o novo presidente da TransCon traz consigo uma vasta experiência, tendo trabalhado nas extintas Metrobel e Transmetro, autarquias responsáveis pela mobilidade urbana da região metropolitana de Belo Horizonte, na BHTrans em duas oportunidades, sendo o primeiro gerente de operação de tráfego em 1992, na TransCon como superintendente de trânsito, além de ter sido instrutor no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Diante dos desafios a frente da autarquia, o gestor busca, entre os principais objetivos, a viabilização do Sistema Integrado de Mobilidade. “O SIM é um projeto pensado para a cidade, e vivemos um momento em que é preciso retomá-lo com toda força. É muito importante destacar que esse é um projeto de mobilidade urbana. Por orientação da prefeitura, montamos uma equipe com consultoria para retomar isso. Precisamos rever uma série de parâmetros da rede de transporte.”

O presidente apontou outros importantes benefícios que o SIM pode oferecer à população contagense, como o menor custo de passagem para o usuário e o reflexo positivo que as obras realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Contagem (SEMOBS) podem gerar no trânsito. Além disso, assinalou também outros pontos importantes. “É preciso lidar com a questão da segurança do trânsito de uma maneira geral e da acessibilidade no sentido mais amplo, seja ela física ou de custo. Temos que ter atenção também com relação a fluidez no trânsito, pois isso significa tempo, e tempo na vida das pessoas significa qualidade de vida”.

Outro destaque dado por Marco Antônio foi referente ao diálogo com as regionais para a solução das demandas emergentes. “Essa é uma orientação da prefeitura. É através das regionais que sabemos das demandas e o que necessita ser feito. As solicitações são muito vinculadas ao trânsito, com pedidos de sinalização de placa, faixa de pedestre, lombada e quebra molas, além de reivindicações relativas a transporte coletivo, seja com solicitações de mais viagens, abrigos de pontos de ônibus, alteração de itinerário”.

Autor: Douglas Araújo