27 NOV 2021
Contagem terá mais ônibus circulando após às 18h e aos fins de semanas

TransCon anuncia a ampliação de 71 horários no transporte público

A prefeitura de Contagem, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon), ampliou o número de viagens dos ônibus noturnos e de fins de semana. A partir desta segunda-feira (22/11), a operação do transporte público municipal conta com 71 novos horários nos dias úteis, sábados e domingos. Desde o início da pandemia, o transporte público funcionava com operação restrita devido à redução do número de passageiros transportados.

“Está sendo feito um grande esforço de negociação com as empresas de ônibus de Contagem para exigir mais linhas para transportar os passageiros no município”, afirmou a prefeita, Marília Campos, durante o anúncio da ampliação.

O presidente da TransCon, Renato Ribeiro, explica que as 71 viagens irão suprir a demanda do comércio e das instituições de ensino, que retomaram as atividades. “Essa ampliação foi feita, especialmente, aos sábados, domingos e no período noturno, pois foram os horários mais prejudicados na oferta de serviço”, disse Ribeiro.

O diretor de Transportes da autarquia, Luís Castilho, esclarece que essa ampliação era a principal demanda dos moradores de Contagem. “Após diversos estudos da demanda depois do pico da pandemia, foi possível atender aos pedidos da população e acrescentar novos horários, melhorando a oferta do serviço”, afirma o diretor.

Nos dias úteis, 23 viagens foram adicionadas, sendo 15 no período noturno e 8 entre 11h e 18h para atender reclamações de usuários. Aos fins de semanas os ônibus rodam em 48 novos horários — 25 aos sábados e 23 aos domingos. As novas viagens estão distribuídas entre 21 linhas de todas as regionais de Contagem.

Histórico de ampliações

A TransCon já havia adicionado 162 horários ao quadro, com essa ampliação, o cidadão tem 233 novas viagens à disposição. Desde julho, quando a autarquia começou a aumentar o funcionamento do transporte público, 90% das linhas já foram revisadas, com acréscimo de viagens. Já foram realizadas 2362 viagens a mais por mês no sistema de transporte público municipal, em comparação com o semestre anterior.

Ampliação por regional

Confira o número de novos horários e as linhas que tiveram ampliação em cada regional:

Regional Eldorado: acréscimo de 11 horários distribuídos nas linhas 103 e 103R;

Regional Industrial: acréscimo de 7 horários distribuídos nas linhas 810, 002A e 002B;

Regional Nacional: acréscimo de 16 horários distribuídos nas linhas 101A, 101B e 101D;

Regional Petrolândia: acréscimo de 17 horários nas linhas 301A, 305A, 305B e 307A;

Regional Ressaca: acréscimo de 20 horários distribuídos nas linhas 0402, 101A, 101B, 101D;

Regional Riacho: acréscimo de 7 horários nas linhas 001A, 002A e 002B;

Regional Sede: acréscimo de 16 horários distribuídos nas linhas 174, 810, 001A, 002A, 002B, 301C e 306C;

Regional Vargem das Flores: acréscimo de 7 horários nas linhas 371, 302A, 302B e 302C.

*obs: a soma é maior que o número geral de novos horários pois algumas linhas atendem mais de uma regional.

Informações para a imprensa

Paola Siman: 3329-3364 / 99399-2135