04 NOV 2021
TransCon apresenta novas propostas de regulamento de serviços de transporte de Contagem

Os textos ainda seguirão para o debate com o Fórum dos Escolares e para análise da prefeita, Marília Campos.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) apresentou ao Conselho Municipal de Transportes, em reunião na última quarta-feira (03/11), na sede da Prefeitura, uma proposta de alteração do Regulamento do Serviço Público de Transporte Escolar e de regulação do Serviço de Transporte Fretado. O encontro contou com a participação do presidente da TransCon, Renato Ribeiro, de diretores da autarquia, representantes do poder público, operadores e usuários dos serviços de transporte.

O diretor de Transportes da autarquia, Luís Castilho, discorreu sobre os projetos de regulação do transporte fretado e revisão da regulação do transporte escolar e abriu o debate para os representantes do conselho. “É um importante avanço para Contagem a regulamentação do transporte fretado, hoje inexistente, e a revisão do regulamento do escolar, que vai manter o transporte seguro para as crianças e os pais e vai atender demandas da categoria”. A proposta do regulamento do escolar ainda seguirá para discussão no Fórum dos Escolares e para análise da prefeita, Marília Campos. Já a proposta do regulamento do fretamento, seguirá para análise da Prefeitura de Contagem nos próximos dias.

A equipe da TransCon apresentou também os projetos de planejamento de trânsito e melhoria dos pontos de ônibus municipais previstos para os próximos meses. O presidente da autarquia, Renato Guimarães Ribeiro, afirmou que, até o final de 2021, a TransCon irá revitalizar e entregar, pelo menos, 60 pontos de embarque e desembarque com abrigos.

Outra novidade exposta por Renato foi o “Ponto Digital”. A proposta visa implantar um QR Code nos pontos de ônibus, com ou sem abrigo, que permitirá ao usuário acompanhar em tempo real o trajeto e tempo de espera das linhas. “A intenção é instalar 81 QR Codes ainda nesse ano e, ao longo do ano que vem, em toda a cidade, para garantir a informação aos usuários” afirmou.

Marina Reis, diretora do de Planejamento de Trânsito da TransCon

A diretora de Planejamento de Trânsito da TransCon, Marina Reis, reforçou a importância do trabalho conjunto da autarquia com as administrações regionais de Contagem. Segundo Marina, pelo extenso número de demandas e solicitações, “é preciso uma orientação sobre o que é prioridade para a atuação da equipe no território.” De acordo com a diretora, apesar do tempo e orçamento apertados, todas as oito regionais de Contagem serão contempladas com intervenções e sinalizações viárias para reforçar a segurança de motoristas e pedestres, nos mais diversos bairros.

Conselho de Transportes de Contagem

O Conselho Municipal de Transportes é uma instância deliberativa, prevista em lei, para auxiliar e garantir o acesso às informações e a participação popular no planejamento, operação e fiscalização do sistema de transporte público de Contagem.

Cabe ao órgão auxiliar no planejamento e fiscalização do transporte público, opinar nas criações, funcionamento, alterações e extinções de linhas de transporte remunerado de passageiros, apurar irregularidades e denúncias dos setores populares, usuários do sistema, e encaminhar o relatório aos setores competentes e definir os procedimentos para a fiscalização comunitária do serviço de transporte público.

Autor: Bruna Guedes