20 MAR 2023
Transcon promove série de blitze educativas sobre a proteção ao ciclista

Com os ciclistas cada vez mais presentes nas ruas e avenidas da cidade, a Prefeitura de Contagem iniciou, na tarde desta segunda-feira (20/03), uma série de blitz educativas voltadas para a proteção daqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer.

As ações, realizadas por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), tiveram início na avenida Severino Ballesteros e serão feitas em outras quatro avenidas do município, com objetivo de conscientizar motoristas e motociclistas a respeito dos cuidados no trânsito que visam diminuir o número de acidentes envolvendo ciclistas.

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgado em 2022, cerca de 7% da população brasileira utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Outra pesquisa, feita pela Strava Metro, mostra que seis capitais brasileiras tiveram um aumento do uso da bicicleta durante o período da pandemia de Covid-19.

Por outro lado, segundo a Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra) o número de acidentes que envolveram ciclistas subiu 72% de 2015 a 2021. De acordo com o Hospital João XXIII, no ano de 2022 foram registrados 358 casos de atendimentos a pessoas que usavam bicicleta que se envolveram em incidentes no trânsito.

A gerente de Educação para o Trânsito da Transcon, Fernanda Fajardo, reforçou sobre a necessidade do respeito aos ciclistas. “No trânsito, o maior deve zelar pela segurança do menor. Assim, o ciclista deve ser respeitado e valorizado, pois uma bicicleta a mais é um carro a menos nas ruas”.

Os cuidados com o ciclista passaram a ter uma maior atenção do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dedicou o terceiro mês do ano para propor uma maior abordagem ao tema em seu cronograma de ações, valorizando a bicicleta como meio de transporte, de lazer e de esporte, além de chamar a atenção para medidas de segurança.

Segundo o órgão, é preciso salientar aos ciclistas sobre os riscos de pedalar em cidades movimentadas e em rodovias, e também orientar os motoristas sobre o respeito ao distanciamento necessário de 1,5m para a proteção.

Confira abaixo o cronograma das próximas ações.

Autor: Douglas Araújo