17 FEV 2023
Transcon lança novo sistema para credencial de estacionamento para idosos e Pessoa Com Deficiência

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) anunciou nesta quinta-feira (16) o novo sistema para solicitação da credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD). O objetivo é facilitar o acesso para aqueles que têm direito ao benefício.

Com o novo portal, o solicitante consegue realizar e observar o pedido sem precisar sair de casa, e acompanha todo o processo em tempo real. As atualizações chegam por e-mail e, além disso, podem ser assistidas pelo número de protocolo que é gerado após a realização do pedido e o CPF.

O Gerente de Tecnologia da Informação, Renato Reis, pontuou os benefícios que o novo sistema traz. “Antigamente, as pessoas precisavam ligar pra cá para saber sobre o processo. Agora ficou muito mais fácil porque, dentro da mesma plataforma, ele faz a solicitação, é notificado se há pendências quanto a alguma documentação, corrige e envia tudo que é necessário”.

Outra novidade que Renato acrescentou é em relação à solicitação de segunda via, que pode ser gerada pelo usuário. “Ele consegue solicitar no site e preencher os dados necessários, emitir o boleto e fazer o pagamento, sem a necessidade de comparecer presencialmente ao local”.

O agente de trânsito Thiago Silva, que participou do processo de renovação do site, falou sobre outras mudanças que ajudarão aqueles que pedirem a credencial no novo sistema. “Agora a pessoa recebe um email informando sobre cada atualização do processo. A partir da hora que ela faz a solicitação no site, recebe um passo a passo de tudo que ela pode fazer no sistema”.

O novo site foi desenvolvido pela equipe de informática da Transcon. Além de Renato e Thiago, participaram ativamente da construção do sistema os estagiários Gustavo da Silva e Athos Martinez.

A credencial de estacionamento é um direito garantido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Ela pode ser solicitada por idosos de 60 anos ou mais, pessoas com deficiência (PCD) e pessoas com mobilidade reduzida comprovada por laudo médico ou fisioterapêutico.

A solicitação da credencial pode ser feita através do link https://apps.transcon.contagem.mg.gov.br/.

O documento é válido em todo o território nacional e tem a validade de cinco anos. O uso garante o direito do motorista estacionar o veículo em vagas destinadas a idosos e PCDs, de acordo com a resolução Nº 965/22 do CONTRAN e pode ser usada em qualquer veículo. A autorização tem validade se for apresentado no original e estiver colocado sobre o painel, com a frente voltada para cima.

Estacionar em vagas preferenciais sem a credencial é considerada multa gravíssima. O infrator perde sete pontos na carteira, além de pagar multa de R$ 293,47.

Autor: Douglas Araújo