06 FEV 2023
Transcon dá dicas aos pais antes de contratar serviço de transporte escolar

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), participou, na manhã desta segunda-feira, do jornal Bom Dia Minas, da TV Globo, para falar a respeito do transporte público escolar na volta às aulas.

O assunto foi abordado com o objetivo de orientar os pais e responsáveis dos alunos sobre quais cuidados devem ser tomados antes de contratar algum serviço de condução neste começo de ano letivo. Atualmente, Contagem possui mais de 270 vans escolares regularizadas

O Diretor de Transportes da Transcon, Rafael Amaral, comentou sobre a importância de contratar vans que estão dentro das autorizações para circulação. “Ao optarmos pelo serviço legalizado, poderemos assegurar algumas garantias, por exemplo: todas as vans que são utilizadas para este tipo de transporte são submetidas a vistorias técnicas em períodos semestrais”.

Rafael destacou também sobre outros processos que os donos dos veículos legalizados passam para exercer o trabalho, como a obrigatoriedade do curso de formação especializado; reciclagem a cada cinco anos, e o atestado médico de sanidade física e mental, com renovação a cada dois anos.

O diretor da autarquia complementou que “esse assunto é extremamente importante de ser tratado, principalmente neste período de volta às aulas, porque é necessário que os pais de alunos que tenham a intenção de contratar esse tipo de serviço, tenham a certeza de que os profissionais são credenciados e autorizados para prestar este tipo de serviço dentro do município”.

As fiscalizações dos veículos escolares são realizadas pela Transcon de forma contínua e permanente pelos agentes de trânsito, sendo realizadas geralmente na porta das escolas. Além das principais documentações exigidas pelo regulamento de transporte escolar (autorização de tráfego e registro de condutor), outros fatores importantes são averiguados.

“Nessas fiscalizações, são verificadas também a funcionalidade e eficiência dos principais equipamentos obrigatórios de segurança (pneus, cinto de segurança, limitadores de janela, extintores de incêndio, tacógrafo, que é um equipamento importante que nos fornece informações”.

Autor: Douglas Araújo